MOTOR
COMPACTO, EFICIENTE E DESENVOLVIDO ESPECIFICAMENTE PARA A EMPRESA AGRÍCOLA.
Os novos motores FARMotion 35 e 45 de 3 e 4 cilindros que equipam a última geração da família Série 5 DF/DS/DV TTV são ainda mais potentes e económicos do que nunca. Estes motores apresentam um conteúdo técnico decididamente inovador como a injeção de alta pressão Common Rail (com pressões de injeção de até 2000 bar), injetores de 7 orifícios, uma ventoinha viscostática de controlo eletrónico, filtros de ar PowerCore e a função OverBoost. O resultado é um pacote surpreendente de soluções de alta tecnologia que minimizam o consumo de combustível e maximizam a produtividade. A extraordinária compacidade do conjunto de soluções de pós-tratamento de escape utilizadas, com um circuito externo, refrigerado e EGR com controlo eletrónico do fluxo recirculado, DOC (diesel oxidative catalyst /catalisador oxidante diesel), DPF passivo e SCR, permitiu manter as mesmas dimensões globais que a unidade de geração de potência do Stage IIIB anterior, para assegurar um ângulo de viragem generoso e uma excelente visibilidade frontal a partir do banco do condutor. Para além de apresentar uma série de novas soluções tecnológicas, implementadas para cumprir as normas de emissões Stage V, todos os motores da gama também fornecem mais binário e potência do que antes, com o modelo topo de gama que oferece uma impressionante potência máxima de 116 CV (126 CV com a função OverBoost ativa).
TRANSMISSÃO
MODULAR, ULTRARRESISTENTE E SUPEREFICIENTE.
As transmissões modulares da nova Série 5DF/DS/DV são o resultado da longa experiência específica do SDF, que sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de transmissões para tratores especializados. Modularidade e eficiência são as caraterísticas específicas de todas as opções disponíveis, desde a versão mecânica de alta eficiência e totalmente sincronizada de 12+12 mudanças, até a versão de 45+45 mudanças com três relações em Powershift, inversor eletro-hidráulico modulável em 5 níveis diferentes de resposta, Stop&Go e embraiagem com ComfortClutch, que permite mudar de velocidade simplesmente com um botão na alavanca das mudanças, sem ter de usar o comando com pedal. O Stop&Go permite arrancar agindo única e exclusivamente nos pedais do travão, sem ter de intervir no comando da embraiagem, tornando assim mais fácil e seguro tanto o engate dos equipamentos como o arranque em subida. Pode-se viajar a 40 km/h em regime económico do motor nas versões de 5 velocidades, enquanto, por outro lado, está disponível de série um superredutor, que permite trabalhar com a mudança mais baixa e com o motor à máxima velocidade, a apenas 200 metros por hora.
HIDRÁULICA
EXCELENTE CONFIGURABILIDADE, POTÊNCIA E PRECISÃO.
A nova família Série 5 DF/DS/DV TTV está disponível com uma escolha de sistemas hidráulicos extremamente modulares e potentes.
Estes tratores podem ser equipados com até 5 distribuidores traseiros eletro-hidráulicos e com até 4 distribuidores centrais com 3 acopladores hidráulicos adicionais duplicados pelos distribuidores traseiros. Todos os distribuidores possuem controlo eletrónico de fluxo e temporizador, e são operados a partir de um controlador joystick proporcional. Uma linha de retorno livre é padrão, enquanto a função PowerBeyond é um opcional. O elevado número de ligações hidráulicas permite a utilização do trator com uma combinação de alfaias dianteiras, intermédias e traseiras. A 5DS TTV está ainda disponível com um depósito de combustível de formato específico que permite a instalação de alfaias de montagem intermédia, mantendo a largura total do trator inferior a 1,3 m, de modo a realizar mais operações ao mesmo tempo, mesmo nas vinhas mais estreitas. Os modelos TTV 5DF são oferecidos com a opção de um sistema com uma bomba de 84 l/min ou uma variante inovadora com bomba load sensing de 100 l/min, que fornece um notável fluxo de óleo de 70 l/min a uma velocidade do motor de apenas 1350 rpm, enquanto os modelos da Série 5 DS/DV TTV estão equipados com um sistema hidráulico de centro fechado com bomba de 100 l/min como padrão. s modelos com tecnologia de tração às 4 rodas estão equipados de série com uma bomba Load Sensing com um caudal de 115 l/min.
Em todas as configurações, o sistema principal alimenta apenas o elevador e os distribuidores com óleo, e um circuito hidráulico, separado com bomba de 42 l/min dedicada, fornece óleo exclusivamente ao sistema de direção e serviços auxiliares para assegurar uma ação de direção impecavelmente suave mesmo a velocidades de ralenti. O elevador traseiro de 3800 kg (ou 2600 kg nas versões 5DS/DV TTV) é controlado eletronicamente como padrão, e vem com controlos externos duplicados montados nos guarda-lamas traseiros. O elevador traseiro também inclui uma função ativa de amortecimento das oscilações. Também está disponível um elevador frontal opcional com uma impressionante capacidade de carga máxima de 1500 kg.
CABINA E CONFORTO
UMA SALA CONFORTÁVEL COM TECNOLOGIA DE PONTA.
Está disponível uma escolha entre três versões de cabina de 4 pilares, que diferem na largura e no design do guarda-lamas, para corresponder às diferentes três configurações de plataforma do 5DF/DS/DV TTV e garantir ergonomia e conforto incomparáveis. O perfil cónico do capot e as enormes janelas de vidro oferecem excelente visibilidade geral, enquanto o piso completamente plano proporciona ainda mais espaço para as pernas para o condutor.
O volante é ajustável no alcance e inclinação, enquanto o painel de instrumentos é montado na coluna de direção, a regulação do volante também ajusta a posição do painel de instrumentos para que fique posicionado de forma ideal e facilmente visível para condutores de qualquer estatura. Todos os controlos utilizados com mais frequência estão instalados no apoio de braço inovador MaxCom, que é montado diretamente no assento suspenso. O InfoCentrePro mostra claramente todas as informações necessárias, relativas ao estado do trator, e permite que o condutor configure facilmente numerosas funções. Os utilizadores mais exigentes também podem optar pelo iMonitor3 de 8″ que não só torna a definição dos parâmetros da máquina ainda mais fácil como também é compatível com uma vasta gama de soluções agrícolas de precisão, como a orientação automática e a conectividade Isobus.
As novas cabinas também podem ser equipadas com um sistema de filtração de ar da cabina em conformidade com a Categoria 4 para aplicação de tratamentos de proteção de culturas, sem utilização de EPI adicionais.