MOTOR
Os Explorer estão equipados com a versão mais recente dos FARMotion, uma família de motores concebidos especificamente para a utilização agrícola, com prestações ainda mais elevadas, grande fiabilidade e baixos custos de serviço. Sistema de injeção Common Rail de alta pressão (até 2000 bar) de controlo eletrónico e cilindrada unitária otimizada a 962 cm³ são as suas características peculiares. Disponíveis com 3 ou 4 cilindros, os FARMotion exaltam de forma excecional os dotes de manobrabilidade e de capacidade de impulso da nova gama Explorer. Na versão HD (110-120), a conformidade do motor com o Stage IV é garantida pelo exclusivo sistema de pós-tratamento dos gases de escape SCR, enquanto que, nas versões MD (90-90.4-100-110) e LD (80-90), o FARMotion está em conformidade com as normas Stage III B, dispondo apenas do catalisador DOC. Nenhum destes sistemas de pós-tratamento exige qualquer regeneração periódica ou manutenção corrente.
TRANSMISSÃO
Quer as transmissões exclusivamente mecânicas da nova gama Explorer quer as que têm Powershift permitem selecionar sempre a velocidade perfeita para cada aplicação. A caixa de velocidades está disponível com 4 e 5 mudanças e pode ser integrada com os módulos Powershift (Hi-Lo/HML), bem como com mini e superredutor, para oferecer, no mínimo 8FR+8 MA (4 mudanças x 2 gamas) até um máximo de 60FR+60MA (5 mudanças x 3 Powershift x 4 gamas). Em qualquer caso, as transmissões dos Explorer garantem sempre um rendimento elevado, para poder transmitir às rodas toda a potência necessária com o mínimo desperdício. Nos Explorer, os diferenciais dianteiro e traseiro, tal como a tração dianteira, são de engate eletro-hidráulico.
HIDRÁULICA
A gama Explorer dispõe de um sistema hidráulico absolutamente adequado para satisfazer as exigências dos mais variados contextos de trabalho: começa-se com uma bomba de 55 l/min, para chegar à versão ”60ECO”, capaz de fornecer 60 l/min com o motor apenas nas 1600 rpm. Além disso, para os dois modelos topo de gama, está disponível uma inovadora combinação de bomba dupla de 90 l/min juntamente com distribuidores traseiros de elevado caudal. A capacidade do elevador traseiro chega a um máximo de 5410 kg e a capacidade do elevador dianteiro é de 2100 kg. Para trabalhar com a TDF, é fornecido de série o engate eletro-hidráulico modulado e os populares regimes 540/540ECO, bem como opcionalmente os mais modernos 1000 e 1.000ECO e, obviamente, a TDF sincronizada, com veio de saída independente. Além disso, pode solicitar a TDF dianteira de 1000 rpm.
CABINA E CONFORTO
A gama Explorer distingue-se igualmente pelo seu estilo inconfundível, sendo também por isso uma referência na sua categoria. A cabina de 4 pilares garante uma excecional visibilidade para o exterior e foi renovada para oferecer um ambiente ainda mais agradável, funcional e confortável. O posto de trabalho distingue-se por uma simplicidade de utilização inata, igualmente graças à lógica “color line” dos grupos de funções e elevado conforto operacional. Tudo em perfeita sintonia com a máquina desde as primeiras horas de trabalho. Em relação às versões anteriores, a cabina está suspensa sobre novos “Hydro Silent-Block”, de modo a melhorar ainda mais o isolamento do habitáculo relativamente ao corpo da máquina, com elevados benefícios em termos de vibrações e ruído.