MOTOR
CONCEBIDA PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES DA AGRICULTURA.
A nova Série 5 está equipada com motores FARMotion 35 ou FARMotion 45, com 3 ou 4 cilindros, para ampliar a manobrabilidade e a tração respetivamente. Estes motores cumprem as normas de emissões Stage V e apresentam um tamanho extremamente compacto, assegurando um perfil de capot rebaixado, uma excelente visibilidade externa a partir do posto de condução e um elevado ângulo de viragem. O consumo de combustível e o nível de ruído são otimizados graças ao sistema de injeção de combustível Common Rail com regulação eletrónica, capaz de funcionar a 2000 bar para obter uma melhor combustão, emissões de poluentes reduzidas e uma rápida resposta a variações repentinas de carga. O design modular dos cilindros e as válvulas de regulação hidráulica aumentaram a fiabilidade e simplificaram a manutenção. Uma centralina eletrónica dedicada permite selecionar antecipadamente duas rotações do motor, memorizando-as e ativando-as sequencialmente, ou manter uma velocidade constante mesmo com variação da carga. Em comparação com os modelos anteriores, a curva e a ampliação de binário foram aperfeiçoadas com uma melhor reação às variações de carga e um melhor desempenho a baixas rotações do motor. O modelo 5125 tem uma potência máxima de 126 CV a 2000 rpm; no regime de rotação para a TDF ECO (1600 rpm) apresenta um binário de 517 Nm e uma potência de 115 CV, atingindo 91% da potência máxima.
TRANSMISSÃO
ALTA EFICIÊNCIA E MÁXIMA MODULARIDADE.
Para desenvolver devidamente o conceito modular e encontrar a solução mais adequada para todas as necessidades, as versões de transmissão da nova série 5 da DEUTZ-FAHR baseiam-se numa caixa mecânica com 5 velocidades e muitas opções fornecidas. A primeira delas é um inversor mecânico ou inversor hidráulico sob carga, com o sistema Stop&Go que permite o controlo do trator em movimento apenas com o pedal do travão. Esta função útil aumenta a manobrabilidade do trator, sobretudo quando se trabalha com o carregador frontal. A segunda opção tem a ver com as gamas do mini-redutor e do redutor, duplicando as velocidades de marcha para a frente e de marcha-atrás, o que permite uma velocidade de deslocamento mínima de 300 m/h. Outro passo importante é a função Powershift (2 ou 3 velocidades), agora também disponível no modo da função Automatic Powershift (APS) para a versão de transmissão HML. Outra importante característica – a pedido – é a junta totalmente impermeável, muito útil para o trabalho em arrozais. De qualquer modo, o engrenamento eletro-hidráulico da tração dupla e o bloqueio a 100% para os diferenciais dianteiro e traseiro são fornecidos em todos os modelos da gama.
HIDRÁULICA
EFICIÊNCIA E ELEVADO DESEMPENHO.
Para satisfazer todas as necessidades de operação, a nova Série 5 da DEUTZ-FAHR oferece 2 configurações do sistema hidráulico, disponíveis com bomba simples ou dupla com capacidade de 55 ou 90 l/min, e com 4 a 6 saídas traseiras, de controlo mecânico, com regulador de fluxo e retorno de óleo livre. A pedido, pode ser adicionado um distribuidor on/off de 2 vias, com comando eletro-hidráulico através de um interruptor basculante no posto de condução, para atingir uma capacidade de 8 vias na traseira. Todos os distribuidores mecânicos estão equipados com o comando “detent” (i.e. permitindo um fluxo de óleo contínuo) através de um bloqueio mecânico da alavanca de comando. O elevador traseiro da DEUTZ-FAHR é reconhecido por garantir o melhor controlo de precisão e a melhor eficiência da categoria. A nova série 5 é disponibilizada de série com um elevador mecânico, mas também pode ser equipada a pedido com uma versão de controlo totalmente eletrónico. A unidade eletrónica permite algumas funções adicionais cómodas, tais como limitação da altura máxima, descida a baixa velocidade, sistema de amortecimento das vibrações e TDF auto. O elevador traseiro pode atingir uma capacidade máxima superior a 5400 kg; o engate de três pontos é de categoria II. Além disso, também é possível instalar na fábrica um elevador dianteiro de efeito simples com capacidade de 2100 kg.
CABINA E CONFORTO
TOPVISION – UMA LUXUOSA CABINA COM 4 PILARES.
A visibilidade externa a partir do posto de condução é excelente tanto de dia como de noite graças a um máximo de 12 faróis de trabalho de LED (6 dianteiros + 6 traseiros), instalados no teto, e ao perfil rebaixado do capot monopeça. A nova cabina TopVision assegura elevados níveis de conforto, garantidos pela introdução dos inovadores Hydro Silent-Blocks, capazes de reduzir o nível de vibração até 40% (em comparação com os tradicionais Silent-Blocks). A coluna de direção inclinável e telescópica, combinada com um banco com suspensão e várias definições reguláveis, permitem a qualquer operador encontrar a posição de condução ideal. Um baixo nível de ruído, a alta qualidade dos materiais e a disposição ergonómica precisa tornam esta cabina totalmente confortável. A cabina também pode ser equipada com um suporte para alojar um monitor externo ou dispositivos adicionais, um assento do passageiro, um rádio DAB, muitas tomadas elétricas, bem como suportes para smartphones e copos.